quarta-feira, 26 de abril de 2006

Meu limão, meu limoeiro

Jorge Fernandes
Não se sabe com segurança a origem deste tema folclórico, que o pernambucano José Carlos Burle aproveitou. O fato, porém, é que ele seria gravado várias vezes com sucesso, destacando-se as interpretações de Jorge Fernandes e da dupla Sílvio Caldas-Gidinho (em 1937) e, vinte anos depois, a de Inezita Barroso.

Apesar de existir no selo do disco de Fernandes (Columbia n° 8335) a indicação "folclore recolhido na Bahia por O. Cardoso de Menezes e Francisco Pereira", há indícios de que sua origem seja européia, sendo o tema conhecido na Alemanha e na Holanda (teria sido trazido para o Nordeste pelos holandeses?).

Com o título de "Lemon Tree" e acentuações rítmicas adequadas ao gênero country, foi ainda gravado nos Estados Unidos. Existem duas letras para a segunda parte de "Meu Limão, Meu Limoeiro", a primeira provavelmente de Burle e a segunda, de acordo com Inezita Barroso, retirada de quadrinhas populares nordestinas.

Mas a trajetória da composição não pára por aí, prosseguindo vitoriosamente em 1966, quando Wilson Simonal, instigado pelo jornalista Sérgio Porto, regravou-a numa versão adaptada ao estilo "pilantragem", que o consagrara. Essa versão, em síntese, juntava uma roupagem dançante criada pelo cantor Chris Montez para os clássicos americanos, muito em voga na ocasião, a alterações melódicas que incluíam especialmente blue notes. Tal versão conquistou o público jovem, que sequer conhecia a melodia e a divisão originais.

Meu limão, meu limoeiro (samba-sertanejo, 1937) - Tema popular

Disco 78 rpm / Título da música: Meu limão meu limoeiro / Tema popular / Jorge Fernandes (Intérprete) / Gaó e Sua Orquestra (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 1937 / Lançamento: 12/1937 / Nº do Álbum: 8335-B / Nº da Matriz: 3605-1 / Gênero musical: Toada / Coleções de origem: Nirez, Humberto Franceschi



Disco 78 rpm / Título: Meu limão, meu limoeiro / Tema popular / José Carlos Burle (Arranjo) / Gidinho (Intérprete) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Orquestra Copacabana sob Direção de Simon Bountman, ca1900-1977 (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 01/06/1937 / Lançamento: 07/1937 / Nº do Álbum: 11487 / Nº da Matriz: 5587 / Gênero musical: Samba sertanejo / Coleções de origem: IMS, Nirez


---------D7+-----A7----D7+--A7---D7+ ---D#º--Em7/9
Meu limão meu limoeiro, / Meu pé de jacarandá,

A7/13--- Em7/9 --A7/13-- Em7/9 ---A7/13 --Em7/9 --A7/13-- D7+ A7
Uma-- vez,--- tindo--- lelê, /--- --- Outra--- vez,--- tindo------ lalá.

Morena, minha morena / Corpo de linha torcida
Queira Deus você não seja / A perdição da minha vida.

Quem tem amores não dorme / Nem de noite nem de dia,
Dá tantas voltas na cama, / Como peixe n'agua fria.

A folhinha do Alecrim, / Cheira mais quando pisada,
Há muita gente que é assim, / Quer mais bem, se desprezada
.


Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Um comentário: