quarta-feira, 19 de abril de 2006

Zíngara

Gastão Formenti
A canção-rumba, lançada em outubro de 1931, conta a história de um encontro romântico entre um homem e uma cigana, retratando a fascinação e o encanto que ele sente por ela. A palavra "Zíngara" é uma forma de referir-se a uma mulher cigana ou pertencente a uma etnia cigana, que é retratada como uma figura misteriosa e sedutora.

Gastão Formenti, com sua voz expressiva e emocional, deu vida à canção com sua interpretação marcante. Sua voz suave combinou perfeitamente com a melodia cativante de "Zíngara", tornando-a popular entre o público brasileiro da época.

Zíngara (canção-rumba, 1931) - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano - Intérprete: Gastão Formenti

Disco 78 rpm / Título da música: Zíngara / Joubert de Carvalho (Compositor) / Olegário Mariano (Compositor) / Gastão Formenti (Intérprete) / Orquestra - Rondon [Direção] (Acomp.) / Gravadora: Victor / Nº do Álbum: 33469-b / Nº da Matriz: 65236-3 / Gravação: 11/09/1931 / Lançamento: 10/1931 / Gênero musical: Canção



Vem, ó cigana bonita / Ver o meu destino
Que mistérios tem / Tu com os olhos
De quem vê no acaso / O amor da gente
Põe nas minhas mãos / O teu olhar ardente
E procura desvendar / No meu segredo a dor,
Cigana, do meu amor.


Mas nunca digas, / Ó zíngara,
Que ilusão me espera, / Qual o meu futuro.
Só àquela por quem / Vou vivendo assim à toa
Tu dirás se a sorte / Será má ou boa
Para que ela venha / Consolar-me um dia a dor
Cigana, do meu amor.


Fonte: Discografia Brasileira - IMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário