quarta-feira, 3 de maio de 2006

Izaura

Herivelto Martins
Tudo o que Herivelto Martins compunha nos anos quarenta era logo gravado e, quase sempre, transformado em sucesso. Houve até carnavais, como o de 45, em que ele teve mais de uma composição - "Izaura" e "Que Rei Sou Eu" - entre as preferidas do público. E essa preferência justificava-se, pois as composições eram animadas e bem feitas, como "Izaura" que, em 1977, mereceu uma revisitação de João Gilberto.

Este samba, que tem estribilho de Roberto Roberti, trata do dilema de um indivíduo que reluta em ficar com uma mulher, porque teme perder a hora do trabalho ("Se eu cair em seus braços / não há despertador que me faça acordar"). Mas na segunda parte - só de Herivelto - o sujeito parece optar pelo trabalho, embora admita uma alternativa: "Se você quiser eu fico / mas vai me prejudicar...".

Izaura (samba, 1945) - Herivelto Martins e Roberto Roberti - Intérprete: Francisco Alves

Disco 78 rpm / Título da música: Isaura (*) / Herivelto Martins (Compositor) / Roberto Roberti (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Abel com Claudionor Cruz e Seu Conjunto (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Gravação: 13/11//1944 / Lançamento: 01/1945 / Nº do Álbum: 12530 / Nº da Matriz: 7700 / GAênero musical: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez

F7+     Gb0     Gm7   C7/-9
Ai,  ai,  ai    Izaura
F7+       F0         Gm7   C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7       F7/5+          Bb7+
Se eu cair nos seus braços
    B0        A7/13  D7/-9 G7 C7/-9  F7+
Não há despertador que me faça acordar
              F0
Eu vou trabalhar

Am7/4  Ab7/-5  Gm7/4   Gb7/-5
Ai,  ai,  ai,         Isaura
Am7        Ab0       Gm7    C7/-9
Hoje eu não posso ficar
F7    F7/5+             Bb7+
Se eu cair nos seus braços
        B0         A7/13 D7/-9 G7 C7/-9 F7+
Não há despertador que me faça acordar

     F0             Gm7           C7/-9         F7+
O trabalho é um dever    /    Todos devem respeitar
      F6                 F7      F7/5+             Bb7+
Oh,  Izaura, me desculpe   /   No domingo eu vou voltar
               Bbm6                            Am7
Seu carinho é muito bom   /  Ninguém pode contestar
      Dm7             G7                       Gm7
Se você quiser,  eu fico  /   Mas vai me prejudicar
            C7/-9
Eu vou trabalhar

(*) Nesta gravação de Francisco Alves, Izaura é Isaura com "s" no rótulo do disco.


Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário