domingo, 7 de maio de 2006

Que será

Dalva de Oliveira
A separação do casal Herivelto Martins-Dalva de Oliveira deu motivo a uma polêmica musical, que se estendeu por mais de dois anos. Dela participaram não apenas os protagonistas do caso, mas diversos compositores que abasteciam o repertório de Dalva.

Uma peça importante desse repertório é o bolero "Que Será", sucesso maior que, juntamente com o samba "Tudo acabado", marca o início da melhor fase da cantora: "Que será / da minha vida sem o teu amor / da minha boca sem os beijos teus/ da minha alma sem o teu calor/ que será / da luz difusa do abajur lilás / se nunca mais vier a iluminar / outras noites iguais...". E por aí seguem os versos de Mário Rossi, terminando com uma confissão de culpa, que se justifica como gesto extremo de ciúme: "Eu errei / mas se me ouvires me darás razão / foi o ciúme que se debruçou sobre o meu coração".

Em que pese o sensacionalismo extra-musical despertado pela polêmica, grande parte de seu sucesso se deveu às interpretações de Dalva de Oliveira, que soube imprimir às canções a dose de sentimentalismo que elas exigiam. Provavelmente, esse sucesso não seria tão forte se a contenda tivesse acontecido dez ou quinze anos depois.

Que será (bolero, 1950) - Marino Pinto e Mário Rossi

Disco 78 rpm / Título da música: Que será / Autoria: Pinto, Marino (Compositor) / Rossi, Mário, 1911-1981 (Compositor) / Dalva de Oliveira (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Borba, Osvaldo (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1950 / Nº Álbum 13022 / Lado B / Gênero: Bolero



A--------- B7 --------------------E----------- Dbm
Que será / Da minha vida sem o teu amor
------------------------Gbm------- B7
Da minha boca sem os beijos teus
-----------------------E ----------E7
Da minha alma sem o teu calor?

A---------- B7---------------------- E------ Dbm
Que será / Da luz difusa do abajour lilás
---------------------Gbm------- B7
Se nunca mais vier a iluminar
-----------------------E
Outras noites iguais?

--------E7---------------------- A
Procurar / Uma nova ilusão, não sei ...
------Gb7-------------------------------- B7
Outro lar / Não quero ter além daquele que sonhei,

A----------- B7 --------------------E--------- Dbm
Meu amor / Ninguém seria mais feliz que eu
-------------------Gbm--------- B7
Se tu voltasses a gostar de mim
-------------------------E ------------E7
Se o teu carinho se juntasse ao meu.

A---------- B7 ----------------------------E----- Dbm
Eu errei / Mas se me ouvires me darás razão
------------------Gbm------- B7
Foi o ciúme que se debruçou
-------------E --------Am----- E
Sobre o meu coração.



Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

2 comentários:

  1. Gosto muito dela,me remete à infância quando ouvia minha mãe lavando roupa,e cantando Que será...daí nascia o meu interesse pela musica como guitarrista e nunca mais a deixei,hoje sou dependente instrumental.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo baixar essa gravação de "Que será" pelo DivShare. Pelo amor de Deus, me mandem o mp3 dela! Meu email é samafil@bol.com.br. ME AJUDEM, POR FAVOR

    ResponderExcluir