terça-feira, 21 de março de 2006

Quem sabe?

Carlos Gomes
Carlos Gomes ficou reconhecido internacionalmente como compositor de óperas. O que pouca gente sabe é que ele compôs a partir de um universo bastante diversificado, bem próprio de seu estilo, influências e contexto histórico. No seu repertório encontramos música sacra, modinhas, cantatas e operetas. Quando ouvimos suas modinhas nos lembramos de sua origem interiorana, das festas de salões em volta do piano, dos saraus lítero-musicais tão freqüentes no Rio e São Paulo do século XIX.

Nas modinhas e canções de Carlos Gomes encontramos um pouco do lirismo francês e muito dos tons humorísticos das canções italianas, sobretudo a forte presença do estilo verdiano, tão em voga no ensino musical da época. Da sua primeira fase, ainda como estudante de música, destacamos os títulos mais famosos: Hino acadêmico e Quem Sabe? ambas de 1859. A grande parte dos textos musicados por Carlos Gomes eram de caráter romântico, realçando o estilo melodramático, típico das árias de salão.

Quem sabe? (modinha, 1859) - Antônio Carlos Gomes e Bittencourt Sampaio - Interpretação: Francisco Petrônio

LP Uma Voz E Um Violão Em Serenata - Vol. 4 - Francisco Petrônio e Dilermando Reis / Título da música: Quem Sabe / Antônio Carlos Gomes (Compositor) / F. L. Bittencourt Sampaio (Compositor) / Francisco Petrônio (Intérprete) / Dilermando Reis (Intérprete) / Gravadora: Grand Prix/Continental / Nº do Álbum: GPLP 70.004 / Ano: 1970 / Gênero musical: Modinha



---------C -------------------------------------------------------G7
Tão longe de mim distante / Onde irá, onde irá teu pensamento
-----------------------------------------------------------------C
Tão longe de mim distante / Onde irá, onde irá teu pensamento
-----E7-------------- Am------ G7----------- C
Quisera, saber agora / Quisera, saber agora
--------------F-------------- C---------- G7--------------- C
Se esqueceste, se esqueceste / Se esqueceste o juramento.
-----------G--------------- D7-------------------------------- G
Quem sabe se és constante / Se ainda é meu teu pensamento
-----------G7----------- C------------- D7---------------------------- G G7
Minh’alma toda devora / Dá a saudade dá a saudade agro tormento
---------C------------------------------------------------------- G7
Tão longe de mim distante / Onde irá onde irá teu pensamento
-----------------------------------------------------------------C
Quisera saber agora / Se esqueceste se esqueceste o juramento.

4 comentários:

  1. Ouvi, ainda criança, que quando Carlos Gomes vai para Milão deixa em Campinas-SP a sua amada com quem trocam juras de amor. Ele pede que aguarde sua volta para então se casarem. Ocorre que sua temporada na Europa acaba se estendendo e ele acaba compondo 'Quem sabe?' com o coração cheio de saudades de sua amada. A música faz sucesso quando volta ao Brasil mas, seu sucesso com a amada já havia acabado. Ele a re-encontra já casada e com dois filhos.

    ResponderExcluir
  2. Sabes, Julio? É uma modinha lindíssima e romântica que ainda toco no violão e canto...Estou muito grato por sua valiosa informação. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ouvir por acaso no YouTube procurando música antiga aí me apareceu quem sabe Francisco Petrônio escutei e gostei muito ,uma bela música ,, obrigado por postar uma relíquia da música brasileira essa juventude tinha que ouvir porque ISSO sim é música de verdade e essas porcarias que toca na rádio hoje em dia.um grande abraço e muito obrigado sou apaixonado por música antiga.

    ResponderExcluir
  4. Julio, obrigado por ter compartilhado!
    Já gostava imensamente dessa música, agora pelo seu comentário, vou gostar mais ainda!

    ResponderExcluir