quarta-feira, 19 de abril de 2006

De Volta pro Aconchego

Avesso a viagens de avião, Dominguinhos é um dos artistas que mais tempo passa nas estradas, a fim de cumprir sua alentada agenda de shows de norte a sul no país. Tão prolongadas ausências o levariam a compor uma música inspirada no prazer do retorno ao lar, dos reencontros com a mulher e a filha.

Assim, orientou o parceiro Nando Cordel a fazer uma letra nesse sentido, enviando em seguida a composição, um baião, numa fita para Elba Ramalho, que escolhia repertório para o seu próximo disco. No entanto, a cantora reprovou a composição, por ter andamento rápido, ao mesmo tempo em que convidava Dominguinhos a participar do disco.

Já no estúdio, ele retornou ao assunto, mostrando-lhe “De Volta pro Aconchego”, desta vez transformada numa canção lenta. “É desse jeito que eu queria”, entusiasmou-se Elba, ao que o compositor retrucou: “mas esta é a música da fita...” Imediatamente, Dori Caymmi fez o arranjo de base, a sessão rítmica que é registrada em primeiro lugar, e “De Volta pro Aconchego” foi gravada no elepê Fogo na mistura.

Nesta gravação, Elba canta emocionada, acompanhada pelo violão de Dori e a sanfona de Dominguinhos: “Estou de volta pro meu aconchego / trazendo na mala bastante saudade / querendo um sorriso sincero, um abraço / para aliviar meu cansaço / e toda essa minha vontade...”

Com o sucesso da novela “Roque Santeiro”, o maior do ano em matéria de televisão, a canção, incluída em sua trilha sonora, invadiu as paradas radiofônicas, permanecendo nas primeiras colocações por todo o tempo em que telenovela foi exibida. Detalhe: como a melodia não resolve na tônica, enseja uma coda instrumental que acabou por servir de fundo musical aos aplausos do público, sempre que a música é cantada nos shows de Elba (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

De volta pro aconchego (1985) - Dominguinhos e Nando Cordel


  G6               Am7     Bm7     C/D
Estou de volta pro meu aconchego
   G6               D/E   E7/9  Am7/9  E7/9-
Trazendo na mala bastan...te saudade
   Am7/9               E7/9-
Querendo um sorriso sincero,
    Am7/9           E7/9-     C/D
Um abraço para aliviar meu cansaço
            D/C      Bm7   Em7  C/D  D7/9-
E toda essa minha vontade

    G6/9               Am7     Bm7   C/D
Que bom poder estar contigo de novo
  G6/9                 F/G   G7/9   C6/9   E7/9-
Roçando teu corpo e beijan...do   você
    Am7/9         D/C        Bm7/5-
Pra mim tu és a estrela mais linda
              Em7/9        Am7/9
Teus olhos me prendem e fascinam
             C/D      Em7   E7/9-
A paz que eu gosto de ter

  Am7/9            C/D  D/C    Bm7     E7/9-
É duro ficar sem você   vez em quando
  Am7/9               F#m7 B7/9- Em7/9   E7/9-
Parece que falta um peda...ço de mim
    Am7/9         C/D      G6/9
Me alegro na hora de regressar
           F/G G7/9 C6/9          E7/9-    A7/13   
Parece que vou mergulhar na felicidade sem fim
A7/5+   C/D   D7/9-  G6/9

Nenhum comentário:

Postar um comentário