quinta-feira, 27 de abril de 2006

Se acaso você chegasse

Boêmio e conquistador inveterado, Lupicínio Rodrigues (foto) várias vezes transformou em samba episódios de sua vida sentimental. Assim, por exemplo, "Se Acaso Você Chegasse" é uma espécie de mensagem / sondagem que dirige a um amigo, Heitor Barros, de quem havia tomado a namorada. Lupicínio sabia que agira mal e temia perder o amigo, que muito prezava.

Para evitar o rompimento, procurava convencê-lo de que a amizade dos dois era mais importante do que a mulher infiel ("Será que tinha coragem / de trocar a nossa amizade / por ela que já lhe abandonou..."), ao mesmo tempo em que lhe comunicava um fato consumado ( "eu falo porque essa dona / já mora no meu barraco...") e de difícil reversão ("de dia me lava roupa / de noite me beija a boca / e assim nós vamos vivendo de amor"). A verdade é que o poeta queria ficar com a mulher e o amigo, feito que acabou conseguindo, pois Heitor gostou do samba e perdoou a traição.

Composto em 1936, de improviso, na calçada do Café Colombo, em Porto Alegre, "Se Acaso Você Chegasse" é um dos melhores sambas de todos os tempos. Possui ainda o mérito de ter projetado nacionalmente Lupicínio e Ciro Monteiro, seu intérprete inicial, em 1938, e Elza Soares, em 1959.

Se acaso você chegasse (samba, 1938) - Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins ´- Intérprete: Ciro Monteiro

Disco 78 rpm / Título da música: Se acaso você chegasse / Felisberto Martins (Compositor) / Lupicínio Rodrigues, 1914-1974 (Compositor) / Ciro Monteiro (Intérprete) / Conjunto Regional RCA Victor (Acomp.) / Gravadora: Victor / Gravação: 19/07/1938 / Lançamento: 09/1938 / Nº do Álbum: 34360 / Nº da Matriz: 80844-1 / Gênero musical: Samba


G7     C7M          F7 
   Se acaso você chegasse 
   C7M            F7 
No meu chatô encontrasse 
 Em7           A7 
Aquela mulher 
      Dm7        A7 
Que você gostou 
  Dm7            Dm/C 
Será que tinha coragem 
    G7/B           G7/F 
De trocar nossa amizade 
    Dm4/G       G7 
Por ela que já 
     C7M        Dm4/G   G7/13 
Lhe abandonou 
   C7M              Gm7 
Eu falo porque esta dona 
   C7/4           C7/13 
Já mora no meu barraco 
  Gm7/9         C7/13 
À beira de um regato 
     F7M/6          C7/13 
E um bosque em flor 
   F7M/6         Fm6 
De dia me lava a roupa 
   Em7              A7 
De noite me beija a boca 
    Dm7             G7        C6/9 
E assim nós vamos vivendo de amor 


Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário