quarta-feira, 19 de abril de 2006

Se você jurar

Ismael Silva
O samba adotou uma nova forma, livrando-se da herança do maxixe, no final da década de 1920. Para isso concorreu decisivamente a necessidade, percebida por compositores ligados à pioneira escola de samba Deixa Falar, de "amaciar" o ritmo usado na época, adaptando-o a um padrão menos sincopado que facilitasse a fluidez do desfile. Dessa chamada "Turma do Estácio" faziam parte Ismael Silva e Nílton Bastos, autores de "Se Você Jurar", composição que, sintetizando as novas características, iria se tornar um dos principais modelos dos sambas dos anos trinta.

Grande sucesso do carnaval de 31, nas vozes de Francisco Alves e Mário Reis, "Se Você Jurar" tem uma melodia expressiva, especialmente na segunda parte, que retorna à primeira através de dois acordes preparatórios de passagem, incomuns nas canções da época. Já a letra explora o tema da regeneração do malandro, muito em moda na ocasião. Só que neste caso o malandro não parece muito seguro do motivo da mudança, considerando-o um jogo meio arriscado: "A mulher é um jogo / difícil de acertar / e o homem como um bobo / não se cansa de jogar / o que eu posso fazer / é se você jurar / arriscar a perder / ou desta vez então ganhar..."

Baseado em informação de Ismael, Hermínio Bello de Carvalho assegura em artigo publicado em 1963: "A primeira parte é do Nilton, com a ajuda de Ismael, e a segunda toda de Ismael". Contrariam essa informação Orestes Barbosa (no livro O Samba) e Mário Reis, que afirmam ser a composição somente de Nilton, enquanto Francisco Alves (em sua autobiografia) atribui o estribilho a Nilton mas se diz autor da segunda parte.

Se você Jurar (samba, 1931) - Ismael Silva e Nilton Bastos

Disco 78 rpm / Título da música: Se você jurar / Francisco Alves (Compositor) / Ismael Silva, 1905-1978 (Compositor) / Nilton Bastos (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Mário Reis (Intérprete) / Orquestra Copacabana (Acomp.) / Gravadora: Odeon / Nº do Álbum: 10747-b / Nº da Matriz: 4080 / Gravação: 05/12/1930 / Lançamento: 01/1931 / Gênero musical: Samba / Coleções de origem: IMS, Nirez

F                         C#º
||: Se você jurar que me tem amor
Dm                A7
Eu posso me regenerar
D7/4     D7          Gm           Em7/5-
Mas se é     para fingir, mulher
     A7  Dm    E7      A7     Dm      C#7  C7
(1ª) A orgia assim não vou deixar (se vo...cê) :||
     A7  Dm    E7      A7     Dm
(2ª) A orgia assim não vou deixar
   A7         Dm
Muito tenho sofrido
              A7
Por minha lealdade
Agora estou sabido,
                    Dm
Não vou atrás de amizade
               Cm6/Eb
A minha vida é boa,
    D7             Gm
Não tenho o que pensar
    Em7/5- A7      Dm
Por uma    coisa à toa,
        E7   A7  Dm      C#7  C7
Não vou me regenerar (se vo...cê)

Refrão
   
 A7         Dm
A mulher é um jogo
              A7
Difícil de acertar
E o homem como um bobo
                  Dm
Não se cansa de jogar
                Cm6/Eb
O que eu posso fazer
 D7           Gm
É se você jurar
 Em7/5- A7      Dm
Arriscar a perder
E7            A7      Dm      C#7  C7
Ou desta vez então ganhar

Fontes: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34 / Discografia Brasileira - IMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário